Estudo de caso da Empresa JCC Transportes e Operações Logísticas
A experiência de compra do consumidor é que vai permitir a relação a longo prazo.
Dependendo do tipo de produtos a serem carregados ou descarregados a empresa pode adotar métodos que lhe oferecem as vantagens necessárias para ganhos de produtividade em tempo, espaço e custo. A paletização (paletes/Pallets) estruturas padronizadas, produzidas com diversos tipos de materiais e adequadas conforme a atividade em que serão empregados, além de garantir o armazenamento de uma maior quantidade de mercadorias leves ou pesadas em determinada área, organiza e facilita a movimentação das cargas reduzindo o tempo de descarregamento.
Uma alternativa para evitar erros na separação e preparação de pedidos seria a organização dos pedidos segundo a sua localização, o que facilita a acessibilidade aos produtos e minimiza o deslocamento do operador. Sendo que o deslocamento é um dos principais fatores pela incidência de erros e tempo gasto pelo operador. Pode-se, também, adotar métodos tecnológicos para minimizar a movimentação e aumentar velocidade na separação e preparação.
Com o sistema PEPS, as primeiras compras para a empresa são as primeiras vendas para os clientes, importante para os produtos com prazo de validade curto, o que minimiza o impacto na qualidade e deteriorização dos produtos em estoque. O que significa maior controle financeiro.
A falta do produto é uma situação que deve ser evitada para não haver perda de cliente ou de venda. É importante repor corretamente as mercadorias usando processos integrados de sistema.
A contagem de estoque deve ser comum na empresa, pois o descuido no controle de estoque pode prejudicar sua gestão, por falta de informações coerentes sobre o acervo de itens