Estudo de caso CONFECÇÃO DE ROUPAS PAULISTA
Questão 1:
R: A empresa usou como uma das estratégias ecológicas começar a fabricação de tecidos sintéticos, que tem como vantagem maior elasticidade, facilidade de limpeza, além de ter maior resistência em relação aos tecidos naturais.
Além das outras vantagens o tecido sintético também possui um custo menor de produção. Empresas que fabricam produtos sustentáveis, os tais produtos verdes, conseguem facilmente exportar seu produto para outros países desenvolvidos, já que esses países possuem uma politica ambiental mais rígida.
Questão 2:
R: A Confecção Roupas Paulista era uma empresa focada em apenas dois tipos de produtos, camisas esportivas e também sociais. Como ela só vendia para distribuidores atacadistas e algumas lojas do varejo ela não se atentava muito a questões ambientais e de responsabilidade social, já que seus compradores não exigiam isso dela. A partir da reestruturação ela quis expandir o negócio e começar a exportar peças também, com a fabricação de produtos de material sintético tudo ficou mais fácil já que isso mostra que ela se preocupa com o meio ambiente e questões de politica ambiental. Esses produtos tem diversas vantagens, são mais resistentes, são mais fáceis de limpar, tem maior elasticidade, etc. Países desenvolvidos que passaram a ser clientes da CRP tiveram maior interesse nessa área.
Questão 3:
Atualmente a questão Ambiental está muito presente nas empresas, e isso se deve a quantidade de empresas concorrentes e também as normas regulamentativas. Uma empresa que tem as certificações ISO normalmente tem um destaque em relação as que não tem, e essas empresas quando procuram um bom fornecedor também procuram empresas que possuem este certificado. Uma empresa pode usar como estratégia a economia de recursos não renováveis, como água e energia e adotar em seus processos métodos mais sustentáveis, obtendo os certificados e se destacando perante as concorrentes. Tratando