Estudo de caso - Calçados SA
O propósito de estimular os colaboradores a entender e ver quão importante é o seu trabalho na empresa, encorajando também os projetos em grupo, ou seja, evoluindo cada um dos funcionários na questão do “trabalho em equipe” e engajamento, tornam as políticas de RH as principais responsáveis pelo desenvolvimento de equipes.
2. Existe articulação entre as políticas de RH da Calçados SA e o desenvolvimento da competência inconsciente nos funcionários?
Da maneira que ocorre, as políticas de RH da empresa influenciam sim no desenvolvimento da competência inconsciente nos funcionários. O treinamento de 2 anos para menores gera funcionários altamente capacitados, ao serem contratados estão plenamente aptos para realizar suas tarefas com qualidade. Uma vez que os funcionários passam a se comunicar com a empresa, de forma que sugerem melhorias e alterações, prova que estão realmente engajados com o cargo que ocupam e, portanto, alcançaram o estágio em que são capazes de encontrar formas de melhorar o processo atual.
3. Entre os aspectos luz e sombra da Calçados SA, qual prevalece? Justifique.
O fato da empresa possuir um programa de treinamento e formação de menores aprendizes mostra que o aspecto que mais prevalece é o Luz. Pois esses dois anos em que o indivíduo passa aprendendo e se tornando hábil em alguma função, resulta na sua evolução como pessoa e mostrando que a empresa está disposta a apoiar os seus funcionários.
4. Para a produção calçadista, o sistema de produção convencional é a esteira. Neste caso, a célula de produção é uma quebra de paradigma. Você acha que isso desfavorece a implantação das células? Na sua opinião, o que a Calçados SA fez para facilitar o desenvolvimento de equipes de trabalho? Como você percebe a questão cultural neste caso?
Sem dúvida desfavorece a implantação de células. Pois grande parte do mercado faz o uso de