Estudo de caso
Apesar de o quartel general da Nike estar localizado em Beaverton, Oregon, os calçados atléticos da marca destinados aos consumidores do mundo inteiro são produzido em centenas de fábricas ao redor do mundo, e nunca foram produzidos em fábricas nos EUA. Os maiores produtores de tênis Nike são fábricas localizadas na China, Vietnã e Indonésia. Outras dúzias de países também possuem fábricas da Nike, tais como Malásia, Paquistão, Índia e Tailândia. A Nike não é proprietária dessas fábricas diretamente; em vez disso, eles contratam donos de fábricas para produzir os tênis usando os materiais e designs fornecidos pela Nike. A própria marca foca quase que exclusivamente na criação dos calçados e, depois que eles são produzidos pela fábrica, eles os anunciam e fazem o marketing da maneira mais atraente possível.
Quando se examina a anatomia de um artigo como o tênis Nike, entende-se mais facilmente em que medida o modo de produção está mudando. A Nike é uma empresa americana que, em teoria, produz calçados. Só que todos os 9 000 funcionários da Nike que trabalham nos Estados Unidos não costuram solas nem colam palmilhas. Eles trabalham em projetos, planejamento de marketing e funções de gerenciamento. A produção física dos sapatos é feita por 75 000 funcionários, alocados em outras empresas fora dos Estados Unidos. Na China comunista, inclusive. A AT&T, gigante das comunicações dos Estados Unidos, concentrou o grosso de seu pessoal em Porto Rico. “A mão-de-obra lá é mais barata e em geral bilíngüe”, diz o economista e banqueiro Daniel Dantas.
Fabricas na China
Nas fábricas da Yue Yuen na província industrial de Guangdong, no sudeste da China. A Yue Yuen pertence a um grupo de Taiwan, a Pou Chen Corporation, que atua também na área de montagem de placas de circuito impresso. Em 2013, o lucro registrado pela fabricante de calçados foi de US$ 454,219 milhões.
A província de Guangdong (sul da China, 78 milhões de pessoas) é