estudo de caso - anemia
A anemia é uma patologia caracterizada pela redução da concentração de hemoglobina no sangue, acarretando uma deficiência no transporte de oxigênios para os tecidos. Pode ser aguda ou crônica, adquirida ou hereditária, é o nome de umas séries de condições causadas pela deficiência na produção de glóbulos vermelhos ou na concentração da hemoglobina (tipo de proteína que da cor ao sangue), os tipos mais comuns são causados pela carência de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico, assim como problemas genéticos e doenças como malária. Há divisão de anemia crônica e aguda pelo tempo de instalação da anemia, sendo a primeira com maior quantidade de sintomatologia e queda rápida de hemoglobina não dando tempo de o organismo compensar essa perda e a segunda se instala de maneira lenta e o corpo de adapta a níveis mais baixos de hemoglobina (coração aumenta de tamanho, por exemplo).
K.Z. Sexo feminino, 33 anos. Possuía quadro de cansaço excessivo apresentava dores no corpo principalmente nos tornozelos e desânimo, consequência de produção de células sanguíneas lenta, porém sem motivo aparente, denominada anemia aplastica. Diagnosticado através do hemograma, o tratamento foi feito com sulfato ferroso e alimentos com maior concentração da substância como bife de fígado, legumes com folhas verdes escuras e suco de laranja antes da refeição (para melhor absorção do ferro). Hoje não possui mais os sintomas, porém possui uma alimentação equilibrada dando atenção especial aos alimentos ricos em ferro.
A anemia aplástica é um tipo de doença autoimune e idiopática, ou seja, sem causa definida onde a medula óssea deixa de produzir a quantidade adequada de sangue. Produz sintomas como palidez, marcas roxas na pele sem motivo aparente e longas hemorragias mesmo em pequenos cortes, sendo subdividida em anemia moderada ou severa (grave). A anemia aplástica quando não é devidamente tratada pode levar à morte devido a infecções