Estudo de Caso: Abuso Sexual e Psicanálise
Palavras-chave: Abuso sexual; Responsabilidade; Trauma.
2.0 - Introdução
O presente texto visa analisar o caso de Claireece Preciosa Jones, personagem principal do filme “Preciosa – Uma história de esperança”. A análise relaciona a história da personagem, repleta de privações e sofrimentos, a alguns pontos importantes da teoria psicanalítica, considerando suas especificidades no que se refere ao manejo de situações de trauma ou de abuso sexual.
Ao final da explanação pretende-se concluir como a teoria psicanalítica possui uma aplicabilidade diferenciada da Psicologia no geral nos casos que envolvem abuso sexual, pois considera o sujeito “abusado” como responsável por suas relações e não mais como somente uma vítima. Analisar um caso fictício tem como objetivo final pensar as relações entre os envolvidos no contexto de um abuso e as consequências deste para tais indivíduos.
3.0 – Desenvolvimento
O filme “Preciosa – Uma história de esperança” se passa na cidade de Nova York, por volta do ano de 1987 e é narrado pela personagem principal: Claireece Preciosa Jones. Preciosa tem aproximadamente 16 anos e pobre, negra, obesa, agredida física e verbalmente pela mãe, está grávida do segundo filho. Sua primeira filha é portadora da Síndrome de Down e tanto ela