Biografia freud
Uma Biografia
O movimento psicanalítico que Sigmund Freud desenvolveu tem íntimas relações com a sua própria vida e é, em larga medida, autobiográfico. Em conseqüência, conhecer a história de sua vida é fundamental para a compreensão do seu sistema.
Freud nasceu a 6 de maio de 1856 em Freiberg, Morávia (atualmente Pribor, na antiga Checoslováquia). Em 1990, a cidade deu à sua Praça Stálin o nome de Praça Freud. O pai de Freud era um comerciante de lãs relativamente mal-sucedido que, quando os seus negócios fracassaram na Morávia, se mudou com a família para Leipzig e, mais tarde, quando Freud tinha quatro anos, para Viena. Freud permaneceu ali por quase oitenta anos.
O pai de Freud, vinte anos mais velho que a esposa, era rigoroso e autorit Quando jovem, Freud sentia medo e amor pelo pai. Sua mãe era protetora e amorosa, e ele tinha por ela um apego apaixonado. Esse medo do pai e a atração sexual pela mãe formam o que Freud mais tarde denominou complexo de Édipo — que parece ter sido derivado de suas experiências e lembranças da meninice.
Um entre oito filhos, Freud cedo demonstrou grande capacidade intelectual, que a família tudo fez para encorajar. Seu quarto era o único da casa que tinha uma lamparina de azeite, o que era uma iluminação melhor para o estudo do que as velas usadas pelos outros. As outras crianças, pelas quais Freud demonstrava considerável ressentimento, não podiam estudar música para que sua prática não perturbasse o jovem estudioso.
Freud ingressou no Liceu um ano antes do que era comum; considerado um aluno brilhante, graduou-se com distinção aos dezessete anos. Indeciso sobre sua carreira, tinha como interesses a civilização, a cultura humana, as relações humanas e a história militar. A teoria da evolução de Darwin fê-lo interessar-se pela abordagem científica do conhecimento, e Freud, com alguma hesitação, resolveu estudar medicina. Ele não desejava ser médico clínico