ESTUDO DE CASO 8
Corpo estranho gástrico
Mulher, 21 anos, encontra-se em séria crise de relacionamento com o atual noivo. Há 2 horas deu entrada no serviço de emergência alegando ter engolido o anel de noivado, em momento de revolta pelo provável ato extraconjugal realizado pelo noivo. Submetida a radiografia abdominal simples, foi confirmada a presença de corpo estranho gástrico, de formato anelar (Figura 47.4.1). A paciente foi orientada quanto à benignidade do quadro e foi adotada conduta expectante.
Questões
1 Dê o trajeto do anel entrando pela boca até ser eliminado no ânus.
R: O tubo digestivo é dividido em trato gastrointestinal superior, trato gastrointestinal inferior e glândulas acessórias.
Trato gastrointestinal superior:
Boca: onde ocorre o processo de mastigação que junto da salivação, secreção das glândulas salivares (água, muco e enzima), degrada o amido, ação da ptialina (que inicia o processo de digestão dos carboidratos presente no alimento), em maltose.
Faringe: Auxilia no processo de deglutição (ato de engolir).
Esôfago: Canal de passagem aonde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares (movimentos peristálticos) até o estômago.
Estômago: Começa o processo químico, aonde atua a pepsina, enzima que quebra as proteínas em peptídeos (cadeias menores de aminoácidos). Ele pode ficar horas misturando o bolo alimentar em seu interior com a secreção gástrica (água, muco, ácido clorídrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.
Trato gastrointestinal inferior:
Intestino
Intestino delgado: São produzidas em sua parede as enzimas: peptidase (digestão de proteínas), maltase (digere a maltose), lactase (digere a lactose) e a sacarase (digere a sacarose). A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfície de absorção