historia
FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Inserção e Gestão do trabalho de pessoas com deficiência: Um estudo de caso. RAC. Curitiba, V. 13, Edição Especial, art. 8, p.121-138.
Com base em toda pesquisa feita, segundo Carvalho- Freitas (2009, p. 123) : “Os estudos sobre a gestão da diversidade, com foco específico nas pessoas com deficiência, tem indicado três dificuldades para inserir e gerir o trabalho dessas pessoas: as formas como os gestores vêem a deficiência, a adequação das condições e práticas de trabalho por parte das empresas e a necessidade de avaliar a satisfação das pessoas com deficiência inseridas no mercado.”
“Algumas pesquisas feitas em outros países mostram a descriminação com as pessoas com deficiência como uma dificuldade para que os mesmos sejam inseridos no mercado de trabalho, porém essa tem como o foco nas pessoas com deficiência, que consigam e lutem por seus direitos.” (CARVALHO-FREITAS , 2009, p. 123)
Assunto: Fichamento de Citações - Ficha 01
FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Inserção e Gestão do trabalho de pessoas com deficiência: Um estudo de caso. RAC. Curitiba, V. 13, Edição Especial, art. 8, p.121-138.
O conceito de deficiência é diversificado e relacionado a múltiplos fatores. O que é ser incapaz? O que se entende por deficiência? Como esses conceitos interferem no dia-a-dia das pessoas, diz Carvalho- Freitas (2009, p. 124) : “Por deficiência entende-se a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento das funções física, auditiva ou visual. Em função de contingências históricas, sociais e espaciais, essa alteração poderá resultar em perda da autonomia para a pessoa, trazer problemas de discriminação social e dificultar a inserção social das pessoas com deficiência.”
“A definição de