Estudo de casa bioclimática
Laboratório no Campus na Universidade Federal do Pará
Edificação construída no Campus da Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, Amazônia Brasileira. O projeto apropria-se das condições climáticas do local, aproveita iluminação e ventilação naturais e utiliza materiais de construção característicos da região. O sistema de energia solar passiva é coerente com o clima da região por ter característica quente e úmida. A edificação tem em sua estrutura um sistema de geração fotovoltaica interligado à rede elétrica convencional.
Localização: A edificação está localizada no Campus da Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, localizada na Amazônia Brasileira no estado do Pará, com coordenadas geográficas de 01º 23’S e 048º 29’W. A edificação serve de laboratório para as atividades do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas – GEDAE/UFPA.
Características Climáticas: Devido sua proximidade com a Linha do Equador, Belém apresenta clima quente e úmido. Existe pouca variação de temperatura durante o dia e as altas temperaturas do ano todo influenciam os índices de alta pluviosidade e alta umidade da região. Tabela 1. Dados climáticos de Belém. Fonte: Analysis Bio 2.1.3
A tabela acima apresenta dados climáticos gerais da cidade. O clima é demasiadamente quente e úmido, por isso, é primordial o movimento de ar para amenizar as condições climáticas durante o ano todo, criando condições confortáveis durante o dia e a maior parte da noite, pois o clima é demasiadamente quente e úmido.
Pela análise da carta bioclimática proposta - Fig. 1 – percebe-se que o percentual de horas do ano em que ocorre o conforto é apenas 6,5% e o desconforto provocado pelo calor e a umidade é percebido em 93,5% das horas do ano, necessitando de ar condicionado em 23,2% dessas horas. Portanto, usar a ventilação é a principal estratégia para amenizar a temperatura interna da