relatorio
ANDRESA GABRIELE
MARINALDO JUNIOR
ANTONIO FONSECA
RAFAELLA ABSALÃO
CONCEITOS DE ARQUITETURA BIOCLIMATICA
MACAPÁ
2014
ANDRESA GABRIELE
MARINALDO JUNIOR
ANTONIO FONSECA
RAFAELLA ABSALÃO
ARQUITETURA BIOCLIMATICA
MACAPÁ
2014
O conceito de arquitetura bioclimática busca minimizar os impactos da construção civil no meio ambiente. Através do estudo das condições climáticas locais, os projetos são pensados para oferecer conforto térmico em todas as estações do ano, tirando partido da energia solar, através de correntes convectivas naturais e de microclimas criados por vegetação apropriada.
A arquitetura é uma atividade da construção civil que é conhecida como a atividade dos 40, por consumir 40% dos recursos, por emitir 40% dos gases poluentes e por consumir 40% da energia que a gente produz, através de um projeto bem elaborado, de acordo com as necessidades do morador e das condições locais, é possível minimizar esses percentuais e também oferecer maior qualidade de vida aos moradores.
A arquitetura bioclimática está muito ligada a três grandes fatores: tem que ser capaz de gerar, e acumular e transmitir o calor no inverno e o frescor no verão. Além disso, essas construções precisam considerar a otimização de recursos e materiais, fazendo a diminuição do consumo energético e ser uma estrutura com baixos índices de manutenção durante a sua vida útil. A arquitetura bioclimática não se restringe a características arquitetônicas adequadas. Preocupa-se, também, com o desenvolvimento de equipamentos e sistemas que são necessários ao uso da edificação, e residências, consumos esses que são (aquecimento de água, circulação de ar e de água, iluminação, conservação de alimentos entre outros) e com o uso de materiais de conteúdo energético tão baixo quanto possível.
São quatro os princípios básicos da Arquitetura