Estudo de avicultura
AviBango na Província da
Huíla, com a capacidade de produção de 100 toneladas por dia 2013
Lubango
Introdução:
Em termos mundiais a avicultura industrial têm uma importância significativa na produção de proteína animal. Segundo dados da FAO de 2010 a carne de frango é responsável por mais de 30% da proteína animal consumida no mundo.
Trata-se, também, do segmento que nas últimas décadas registou maiores transformações no seguemento técnico-produtivo. O melhoramento genético das raças, a introdução de novas técnicas de maneio, de nutrição e de sanidade ao nível da produção possibilitaram a transformação da avicultura industrial numa actividade económica com altos índices de produtividade. Alem dos factores de ordem técnica e produtiva, aspectos de coordenação e gestão dos diferentes elos da cadeia agroindustrial avícola têm conferido condições de qualidade ao processo de produção, redução de custos, aumento da produtividade e competividade do produto final no mercado.
Diante deste processo de desenvolvimento técnico e de produção, actualmente, coloca-se a avicultura como uma das alternativas mais rápidas e de menor custo na produção de proteína animal, permitindo fazer frente às demandas alimentares e nutricionais das populações. No caso de Angola, esta actividade produtiva é vital por ser uma das principais fontes de proteína animal para o consumo á disposição das populações. No entanto esta actividade sofre vários constrangimentos desde factores técnicos e produtivos até factores conjunturais, como socioeconómicos e políticos que o País tem atravessado e que têm influenciado a prática e o desenvolvimento da avicultura.
Com a abertura comercial configurou-se um novo ambiente competitivo, que apresentou profundas e sucessivas transformações na sua dinâmica e estrutura, e expos as empresas à pressão de novas forças competitivas. E como condição essencial para