Estudo de aplicação do método físico-químico para tratamento de chorume
Área e sub-área de pesquisa: Grande Área: Engenharias (3 – Engenharia Ambiental); Sub-Área: Controle da Poluição (3.07.04.05-7)
Grupo de pesquisa e linha de pesquisa: Grupo de Pesquisa: Avaliação e Tratamento da Poluição Ambiental
Linha de Pesquisa: Diagnóstico Ambiental
Resumo
A poluição de corpos hídricos tem sido um grande problema no país, visto que ocasiona uma série de prejuízos à saúde humana e dos organismos aquáticos e terrestres.
Essa poluição ocorre por uma serie de fatores, mas primordialmente por lançamentos de resíduos industriais e domésticos que acabam por alterar as características químicas, físicas e biológicas dos ambientes aquáticos e terrestres. Por mais que resíduos sólidos como resíduos domésticos recebam disposição final adequada como em aterros sanitários, por exemplo, a decomposição desses materiais gera um tipo de efluente que é um grande impactante do meio ambiente de forma geral, trata-se do chorume também conhecido como “liquido percolado ou lixiviado”. Dessa forma, é de inteira importância estudar possíveis formas de tratamento desse liquido visando retirar a maior quantidade possível de sua carga poluidora. Muitas são as técnicas de tratamentos, mas neste trabalho será estudada a floculação/sedimentação com os coagulantes PAC, SAIF I e SAF L e floculante PROFLOC com posterior sedimentação. Pretende-se utilizar esse método como tratamento para verificar o potencial de remoção de carga poluidora do chorume analisando-se os parâmetros, temperatura, pH, turbidez, DQO e sólidos totais relativos a qualidade de água antes e depois da aplicação do método. Assim espera-se que bons resultados sejam obtidos para posterior aplicação em campo.
Palavras chaves: Chorume. Carga-poluidora. Tratamento físico-químico.
Introdução
Segundo estimativas do IBGE, censo 2000, cada pessoa no Brasil produz cerca de 1,345 kg de lixo por dia. Em cidades em que