Estudo da Obra: Ética a Nicômaco
SETOR DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
TÓPICOS II – ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
ESTUDO DA OBRA:
ÉTICA A NICÔMACO, ARISTÓTELES
Curitiba – PR
2013
Sumário
1. BIOGRAFIA DE ARISTÓTELES
Aristóteles nasceu em 384 a.C em Estágira, uma colônia jônica localizada no reino da Macedônia, no norte da Grécia. Seu pai, Nicômaco, era médico do rei Amintas, pai de Filipe II da Macedônia.
Aos 17 anos partiu para Atenas, Aristóteles ingressou na Academia de Platão. Foi por lá que fez despertou a atenção de seu mestre, Platão (que por sua vez foi aluno de Sócrates). Logo se tornou o discípulo predileto do mestre. "Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos alunos e o cérebro de Aristóteles", afirmava Platão.
Quando Platão morreu, em 347 a.C., Aristóteles, depois de vinte anos de Academia, já era importante e deveria ser o substituto natural do mestre, na direção da Academia. Porém foi rejeitado por ser considerado estrangeiro. Decepcionado, deixou Atenas e foi para Atarneus, na Ásia Menor, onde se tornou conselheiro de estado de seu antigo colega, o filósofo e político Hermias. Casa-se com Pítia, filha adotiva de Hermias, mas entra em choque com a sede de riqueza do amigo, em contraste com seus ideais de justiça. Quando os persas invadiram o país e crucificou seu governante, Aristóteles mais uma vez ficou sem pátria.
Após a morte de Hérmias, Aristóteles foi para Mitilene. Depois que sua primeira esposa faleceu, o filósofo casou-se novamente com Hérpilis, com quem teve um filho chamado Nicômaco, a quem Aristóteles dedicou o livro “Ética a Nicômaco”.
Em 343 se tornou o preceptor de Alexandre, filho do rei Macedônio Felipe II, e grande conquistador da época. Com o assassinato do rei Felipe II, Alexandre assume o trono. Em 335 a.C. Aristóteles retorna para Atenas e, com a ajuda de Alexandre, o filósofo funda sua própria escola chamada Liceu, por estar situada