Aristóteles
Apesar da cidade onde nasceu Aristóteles ser distante de Atenas, seu idioma oficial era o grego e situava-se na Grécia. Aristóteles nasceu 384 A.C., em Estagira, situada na Calcídica. Seu pai, Nicómaco, era um médico muito renomado que trabalhava com o rei Amintas II e Féstias. Contudo, Aristóteles perdeu seus pais ainda muito novo e foi criado por um tutor. Próximo de seus 17 anos, Aristóteles foi estudar em Atenas, onde ingressou como estudante na academia de Platão e permaneceu lá por praticamente 20 anos. Lá desenvolveu seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade que possuem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Depois da morte de Platão em 347 A.C., Aristóteles passou algum tempo em Assos, no litoral da Ásia Menor (atual Turquia), onde casou-se com Pítias, a sobrinha do tirano local. Sendo este assassinado, o filósofo fugiu para Mitilene, na ilha de Lesbos. Foi depois convidado para a Corte da Macedônia onde, durante três anos, exerceu o cargo de tutor de Alexandre, mais tarde "o Grande". Em 343 A.C., Como preceptor de Alexandre, o Grande, Aristóteles fundou a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências didáticas, poéticas, retóricas, físicas, antropológicas, psicológicas e biológicas. Aristóteles valorizada muito a educação e a considerava uma das formas de crescimento intelectual e humano.
Após a morte de Alexandre o Grande, em 323 A.C., o imenso império por ele construído veio à tona e tudo arruinou-se. Em Atenas, surgiu um movimento que objetivava a intendência das cidades-Estados. Malvisto pelos atenienses por sua origem macedônica, foi acusado de "ateísmo" ou "impiedade", Aristóteles exilou-se voluntariamente em Cálcida, na ilha da Eubéia, onde morreu um ano depois.
Aristóteles é considerado um dos maiores pensadores de todos