Estudo comparativo sobre a corrosão de aço carbono, alumínio, cobre e magnésio
RELATÓRIO
“Estudo comparativo sobre a corrosão de Aço Carbono, Alumínio, Cobre e Magnésio”
Alunos:
André Sales Santi – RGM: 12111101975
Danila Furtado – RGM: 12111502095
Douglas Turi de Oliveira – RGM: 12111101641
Eduardo Yassuo Hirai – RGM: 12112400839
Eric Pimentel – RGM: 12111502106
Nataelle de Souza Santos e Santos – RGM: 12111101721
Eng. Civil - 2º E 1.0 - Objetivo:
Observar o comportamento quanto à corrosão do aço carbono, isolado ou em presença de alumínio, cobre ou magnésio, em diferentes meios, identificar os meios corrosivos para o aço carbono e verificar a influência da presença de outros metais no meio corrosivo sobre a corrosão do aço carbono.
2.0 - Introdução: Os efeitos da corrosão acontecem praticamente em todos os lugares envolvendo os materiais, sejam estes metálicos ou não. Uma das soluções encontradas para minimizar estes efeitos refere-se aos recobrimentos dos materiais, ou seja, a aplicação adequada de uma camada protetora sobre o material para que tais efeitos sejam minimizados. Como se pode observar, dada a variedade de materiais existentes, os artifícios são praticamente infindáveis e requerem muito estudo e prática sobre o assunto. Sendo assim, este campo de atuação é tão vasto quanto rentável para seus aficionados. Acredita-se ser uma área praticamente inesgotável de investigação e descobertas de aplicações. Sendo esta uma força motriz para a descoberta de novos materiais e/ou ligas de materiais para as mais refinadas aplicações, envolvendo as mais diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico, quer do ponto de vista comercial, industrial, político e socioeconômico.
3.0 - Revisão Bibliográfica:
A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
Quase sempre, a corrosão