corrosao
Objetivos específicos: observar o comportamento quanto à corrosão do aço carbono, isolado ou em presença de alumínio, cobre ou magnésio, em diferentes meios, identificar os meios corrosivos para o aço carbono e verificar a influência da presença de outros metais no meio corrosivo sobre a corrosão do aço carbono.
Assuntos envolvidos: metais, reações de oxi-redução; corrosão.
Materiais e reagentes:
10 Tubos de ensaio 01 Pipeta volumétrica de 1 mL
10 pregos de aço carbono Água de torneira
Fios de cobre Água destilada
Placas finas de alumínio Solução de NaCl 1 g/L
Pedaços de fita de magnésio Solução de H2SO4 2 g/L
Lixa fina para metais Solução de NaOH 40 g/L
Estante para tubos de ensaio Solução de K2CrO4 1 g/L
Etiquetas Solução de ferricianeto de potássio 0,1 M
Procedimento experimental:
1. Numerar 10 tubos de ensaio e colocar, em cada um deles, 1 mL da solução de ferricianeto de potássio. A seguir, adicionar a cada um deles, cerca de 10 a 15 mL de um das soluções, conforme indicado na tabela abaixo. O volume da solução deve ser suficiente para cobrir todo o corpo de prova (prego).
2. Lixar muito bem cada prego a ser utilizado. Lavar com água corrente e secar com papel absorvente. Observar e anotar detalhadamente a aparência do metal antes de inseri-lo na solução.
3. Lavar muito bem, com detergente e água corrente, cada corpo de prova de alumínio, magnésio e cobre a ser utilizado. Secar com papel absorvente. Observar e anotar detalhadamente a aparência do metal antes de montar o corpo de prova com o prego de ferro.
4. Montar os corpos de prova mistos, enrolando os fios de cobre, a fita de magnésio ou a placa de alumínio em uma parte do prego.
3. Homogeneizar as soluções dos tubos de ensaio e inserir, cuidadosamente, um corpo de prova em cada tubo de ensaio, de acordo com a tabela abaixo.
4. Observar cada sistema durante cerca de 30 minutos, anotar as alterações