Estudo comparativo das obras: “A Metamorfose” e “1984”
O objetivo deste trabalho é identificar, contextualizar e comparar os problemas sociais encontrados nas obras “1984”, de George Orwell, e “A Metamorfose”, de Franz Kafka. O resultado desta análise será confrontado com os problemas sociais atuais.
“1984”, de George Orwell foi publicado em oito de junho de 1949. O livro revela o cotidiano de Winston Smith em um regime político repressivo e totalitário, no ano de 1984. A personagem principal e também narradora é Smith, um homem com uma vida insignificante, que tinha a tarefa de falsificar documentos públicos e de literatura, a fim de dar a aparência que o governo sempre estava correto no que dizia e fazia. Smith fica cada vez mais contrariado e infeliz com este estado de coisas decidindo se rebelar contra o sistema.
“A Metamorfose”, de Franz Kafka foi publicado em 1915. O livro conta a história de um caixeiro-viajante, Gregor Samsa, que se vê forçado a prover todas as despesas de sua família. Ao acordar certa manhã para trabalhar, verifica que se metamorfoseou em uma asquerosa barata. Diante da repugnância dos pais, Samsa passa por uma transformação interior, que o induz a uma análise obsessiva de seu contexto social e familiar. Não contando mais com a ajuda de Samsa, quem se transforma desta vez é sua família, que volta a trabalhar e traça um futuro, do qual não existe lugar para Samsa.
“1984” apresenta diversos problemas sociais, entre eles, principalmente, a censura. O governo se preocupava em filtrar toda informação antes que a população tivesse acesso para que apenas fosse exposto e divulgado aquilo que lhe interessasse, transmitindo uma equivocada imagem de que seria probo e honesto, e que visava o melhor para seus cidadãos. Smith trabalhava neste setor e contribuía com esta falsidade. Também pode-se observar a lavagem cerebral que o partido fazia nas crianças, que doutrinadas, eram capazes de delatar seus próprios pais, caso estes se opusessem às ideias do regime. Outro