Michel Focault e Sigmund Freud
Michel Foucault: (15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) foi um importante filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. Desenvolveu todo o seu trabalho em torno da arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Também se concentrou na relação entre poder e governamentalidade, e nas práticas de subjetivação.
Nasceu em Poitiers, França, no seio de uma família abastada, começou os seus estudos no Lycée Henri-IV, continuando naÉcole Normale Supérieure, onde desenvolveu um grande interesse em filosofia sobre a influência dos seus tutores Jean Hyppolitee Louis Althusser. Publica em 1954 o seu primeiro livro, "Doença mental e personalidade", onde se notam as influências de Marxe Heidegger. Em 1955 aceita uma posição na Universidade de Uppsala, na Suécia, como professor e conselheiro cultural, obtida através do conhecimento que havia travado com Georges Dumézil, historiador de religião nessa mesma universidade.Também através de Georges Dumézil, ocupa uma posição no Centre Français da Universidade de Varsóvia. Depois de vários escândalos, Foucalt muda-se para a Alemanha, estabelecendo-se em Hamburgo e começando a dando os mesmos cursos que dava em Upsalla e Varsóvia. Acaba aí a sua tese, e retorna a França em 1960 para a sua publicação.
Em Paris aceita uma posição em filosofia na Universidade de Clermont-Ferrand, a convite de Jules Vuillemin, director do departamento de filosofia. Foi colega de Michel Serres. É neste ano e depois de voltar a França que publica um dos seus livros mais importantes, História da Loucura.
Em 1961, doutorou-se com a tradução e uma introdução com notas sobre "Antropologia do ponto de vista pragmático", deKant orientado por Jean Hyppolite. Sua tese intitulada "História da loucura na idade clássica", foi orientada por Georges Canguilhem.
Na época, ele estava interessado na epistemologia da Medicina e publica nesta