Estudo caso Gestão Serviço Juridicos
1) Breve Análise do Escritório Atende de Tudo
O escritório Atende de Tudo iniciou suas atividades na década de 80, com a formatura do Dr. Soprano, atendendo casos vinculados a justiça do trabalho. Posteriormente visando ampliar sua carteira de clientes, o Dr. Soprano retorna aos estudos, desta vez, em uma pós-graduação em Direito Empresarial, porém não a concluiu.
O Dr. Soprano após 15 anos de militância na advocacia, já tinha consolidado uma carteira com mais de 100 clientes, contudo era remunerado de forma totalmente desorganizada, haja vista que, recebia pelos seus serviços mensalmente em dinheiro, como também em alimentos e outros bens de consumo, de clientes que eram seus amigos.
Inicialmente o quadro de colaboradores do escritório do Dr. Soprano era composto por dois amigos de infância, um advogado e outro biomédico, este completamente leigo em assuntos jurídicos, contudo com razoável conhecimento em processo gerenciais.
Com o passar do tempo, o Dr. Soprano forma o escritório “Low and Business”, juntamente com o seu novo sócio, o Dr. Agressivus Vendivus, e ainda, contrata estagiários para auxiliá-los nas rotinas do escritório.
2) Os Riscos do Escritório Junto aos Clientes
O escritório Low and Business, começou a prospectar novos clientes e atendê-los em sua nova sala comercial, adquirida pelo Dr. Soprano com o dinheiro de suas economias.
Com as mudanças ocorridas no escritório e diante do aumento em suas demandas, as deficiências em processos gerenciais organizados aumentavam, uma vez que, o arquivamento dos documentos era realizado de maneira que incorria em erros, os processos que ingressavam no escritório eram organizados aleatoriamente, não havia controle nas entradas e saídas destes, por esta razão, o escritório começou a perder prazos processuais, situação que trouxe graves prejuízos aos seus clientes.
Ainda pela