Estudar
Área da Psicologia que procura estudar a interação social. É o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras, ou pela mera expectativa de tal interação. 2-O que é psicologia sócio-historica?
Busca de construção de Psicologia que superasse as tradições positivistas e estudasse o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade.
No Brasil a Psicologia Sócio-Histórica constitui-se pela crítica à visão liberal de homem. Tal visão de ser humano exclui o campo social e material e torna o homem um ser abstrato.
O homem é um ser ativo, social e histórico. Constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade, conforme as necessidades construídas em sociedade, de acordo com o modo de esta sociedade se organizar para o trabalho.
3-O que é teoria das representações Sociais?
Um conjunto de conceitos, proposições e explicações originado na vida cotidiana, no curso das comunicações interpessoais, e que expressam a identidade do grupo social, chamamos representações sociais. Elas surgem da interligação entre cognição, afeto e ação.”
Criamos as representações sociais, ou seja, construímos estes saberes espontâneos para tornar familiar o que não é familiar, para trazer para o senso comum assuntos “estranhos”.
O senso comum rejeita o estranho e o diferente. Para assimilação do não familiar, dois processos básicos são geradores das representações sociais: ancoragem e objetivação.
4- Quais os processos básicos geradores da representação social?
Ancoragem
É o processo pelo qual procuramos classificar, encontrar um lugar para encaixar o não familiar.
Objetivação
A objetivação é o processo pelo qual procuramos tornar concreta, visível, uma realidade.
5- Quando surgiu a teoria da representação Social?
Na década de 1950 a prática da psicanálise apresentava expressiva penetração na sociedade francesa. Serge Moscovici estudou, então, os saberes que tal sociedade havia