Estudar
A Rede MPLS é uma tecnologia baseada em comutação de pacotes a implantação de múltiplos serviços através da seleção e aplicação de QoS para cada um deles.
O serviço principal disponível é o de Redes Privativas Virtuais IP, também chamado de IP VPN.
MPLS ou MultiProtocol Label Switching, é uma tecnologia de encaminhamento de pacotes baseada em rótulos (labels) que funciona, basicamente, com a adição de um rótulo nos pacotes de tráfego (O MPLS é indiferente ao tipo de dados transportado, pelo que pode ser tráfego IP ou outro qualquer) à entrada do backbone (chamados de roteadores de borda) e, a partir daí, todo o encaminhamento pelo backbone passa a ser feito com base neste rótulo.
MPLS converge para a rede IP a sofisticação de uma rede orientada à conexão para o mundo IP “tradicionalmente não orientado à conexão”. A tecnologia suporta virtualmente todos os protocolos de camada 3 (e de outras redes também). Obviamente, destes, o IP é o mais popular.
2-No MPLS como os roteadores encaminham o tráfego?Os roteadores encaminham o tráfego analisando o label, que é composto por apenas 32 bits, mas apenas 20 bits são utilizados para retransmissão do pacote, possibilitando então uma rápida comutação do mesmo.
2-Qual objetivo do MPLS?
Otimização dos recursos da rede, gerenciamento de banda orientando o trafego de aspectos relacionados a QoS. Agregando Troncos de Trafego (Traffic Trunks) agregados de tráfegos pertencentes a mesma classe.
3.Qual é a função dos Roteadores de Ingresso e de Egresso no MPLS?
Os pacotes IP são encapsulados com estes labels pelo primeiro dispositivo de MPLS (roteador de ingresso) que eles encontram, quando eles entram na rede. O roteador do edge da rede MPLS analisa o conteúdo do cabeçalho IP e seleciona um label apropriado com o qual encapsula o pacote.
O endereço de destino, inserido no cabeçalho IP e em todos os nós subseqüentes, dentro da rede, o label MPLS, é usado para tomar a decisão de retransmissão