estudar
Contabilidade
Escrituração
2013
ESCRITURAÇÁO
Escrituração é uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa etc.) todos os fatos administrativos que ocorrem na empresa, quer qualitativamente ou quantitativamente, visando ao controle do patrimônio, à apuração dos resultados dos exercícios sociais e à prestação de informações aos diversos usuários da informação contábil, ou seja, a escrituração é a base dos relatórios contábeis, que são, em última análise, os meios de comunicação da entidade com o mundo exterior ou interessados na informação contábil.
O controle contábil das empresas começa com a escrituração dos eventos no livro Diário, completando-se, depois, nos demais livros de escrituração.
Ao registro de um fato contábil chamamos de lançamento. Este é efetuado em livros contábeis próprios como o Diário, Razão, Caixa, e etc. Ao conjunto de registros ou lançamentos é que chamamos de escrituração. Assim:
ESCRITURAÇÃO
É a técnica contábil responsável pelo registro dos fatos que alteram o patrimônio. É feita através dos lançamentos.
LANÇAMENTO
É o registro de um fato contábil. É o meio pelo qual se processa a escrituração; efetuada nos livros contábeis. É através dos fatos administrativos que ocorre a gestão do Patrimônio das empresas, e esses fatos são registrados por meio da escrituração. Mas, como escriturar esses acontecimentos
Vamos, inicialmente, estudar onde escriturar esses acontecimentos, para depois aprender como efetuar tais registros.
LIVROS UTILIZADOS NA ESCRITURAÇÃO
Dos vários livros usados pelas empresas, vamos mencionar apenas os utilizados pela contabilidade dos fatos administrativos.
Os principais livros utilizados pela Contabilidade são:
Livro Diário
Livro Razão
Livro Caixa
Livro Conta-Corrente