Estudar
1 – INTRODUÇÃO ......... 02
2 – ESPAÇO CONFINADO: RISCO E PERIGO ......... 02
3 – ATMOSFERA EXPLOSIVA ......... 03
4 – RISCOS MAIS COMUNS NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS... 03
4.1 – Deficiência de Oxigênio .......
4.2 – Exposição aos Agentes .......
4.3 – Explosão e Incêndio .......
4.4 – Elétrico e Mecânico .......
4.5 – Riscos Combinados .......
5 – CONTROLE ......... 06
5.1 – Análise dos Riscos ......
5.2 – Barreiras de Segurança ......
5.3 – Tipo de Supervisão ......
5.4 – Permissão para Trabalho ......
5.5 – Acompanhamento ......
6 – PRIMEIROS SOCORROS ......... 08
7 - ANEXOS ......... 15
1 - INTRODUÇÃO O trabalho em espaços confinados representa uma parcela representativa das atividades que são desenvolvidas nas industrias, em veículos tanques e nas concessionárias de serviços públicos. Os profissionais de segurança e as linhas de supervisão devem ter conhecimento para reconhecem avaliar e controlar os riscos inerentes aos trabalhos em espaços confinados. A norma tem o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle de riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.(Subitem 33.1.1, da NR 33).
O objetivo desta apostila é apresentar as informações básicas relacionadas a essas atividades.
2 – ESPAÇO CONFINADO: RISCO E PERIGO O espaço confinado é qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, a qual possui meios limitados de entrada e saída, onde a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir ou se desenvolver insuficiência ou enriquecimento de oxigênio.
O espaço confinado pode ser definido como um volume fechado por paredes e obstruções, que apresenta restrições para: o acesso, a movimentação, o resgate de pessoas, a ventilação natural. São