Responsabilidade social
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
4
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Trabalho apresentado à disciplina de Responsabilidade social e Meio Ambiente, ministrada pela professora Edilene Maria de Oliveira aos alunos do 2o Semestre de Ciências Contábeis.
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Macaé, 2011
SUSTENTABILIDADE E SUAS APLICAÇÕES
É um tema em construção. Há muito que aprender a respeito. Mas já sabemos que tem a ver com atos de nosso cotidiano. Desde estilo de via e consumo de cada um de nós, até a forma como lidamos ou deixamos de lidar com o lixo que produzimos. Tem a ver com a maneira como usamos os recursos e energias disponíveis. Tem muito a ver com nossa atitude em cada momento de nossas vidas.
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.
Nem sempre, problemas e soluções estão diretamente nas mãos de cada um de nós. Mas, de alguma maneira, ainda que indireta, podemos influir em decisões que dependem de políticos que elegemos ou deixamos que fossem eleitos, ou de empresas que são mantidas por quem compra seus produtos. É nessas esferas, político-econômicas, que estão grandes decisões a respeito de modelos de desenvolvimento, políticas de saúde, projetos de educação. Hoje, cada vez mais, as pessoas entendem os problemas da biosfera e passam a pensar globalmente. Isso é ótimo. Mas não é tudo. É preciso também pensar e agir localmente. Procurar ter mais influência no que acontece em nossa própria cidade. Saber o que e como pode ser feito soluções para a casa e a cidade. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo.
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o