Estudantes e o Futuro
Os estudantes de hoje vivem em tempos muito incertos, mas a maior parte da educação prepara-os para um mundo agora obsoleto. A sociedade passa por constantes transformações, principalmente no que se refere à tecnologia. O acesso à informação é instantâneo e os jovens cada vez mais estão na busca por conhecimento. Porém, eles ainda não têm a vivência necessária para filtrar e entender muitas das notícias que leem. Além disso, a busca por uma autonomia financeira imediata cresce entre os adolescentes que, muitas vezes, procuram subempregos.
Atualmente, os adolescentes são os que têm mais contato com as novas tecnologias. Sempre estão em busca de informação: o que está na moda, o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Porém, o excesso de informação que encontram pode ser prejudicial para a própria mente. Não se sabe quem são os jovens que estão preparados para lidar com tanta coisa, uma vez que são suscetíveis e facilmente sugestionáveis, principalmente quando o assunto ou o fato é de seu interesse. Ao se depararem com tantas situações, eles questionam a si e ao mundo. É nesse momento em que a presença de professores é crucial. O profissional deve estar preparado para lidar com as dúvidas e controvérsias que os jovens encontram e ensiná-los a filtrar todas as informações que recebe e, ademais, debater sobre os assuntos a fim de que o estudante cresça intelectualmente.
Além disso, a busca pelo futuro profissional torna-se um grande problema para o jovem. Surgiram novos empregos no mercado, várias opções foram abertas, porém requerem mais estudo e preparação. Entretanto, os adolescentes não dispendem o tempo necessário para se profissionalizar e querem alguma estabilidade financeira imediata. Há vários motivos para esse imediatismo: ajudar a família, querer ser independente, etc. Por causa dessa pressão, os jovens buscam subempregos que, muitas vezes, atrapalham nos desempenho escolar.
Para que a educação do jovem não sofra por causa da