aprendizagem autonoma o estudante do futuro
Fichamento
BELLONI, Maria Luiza; Educação a Distância; 2.ed; Campinas: Autores Associados, 2001.
O aluno que pretende aprender através da internet deve apresentar um perfil com as seguintes características: Apresentar auto-motivação e ter a capacidade de se auto-motivar, ter a capacidade de construir de forma autônoma o seu conhecimento e poder identificar os temas que domina, os que necessitam ser aprofundados, e para os quais precisa de apoio. Valorizar a interação com os colegas de curso e as relações inter-pessoais e transmitir as suas dificuldades e ansiedades aos colegas e tutores de curso.
Introdução
Quem é o Estudante a Distancia
As características fundamentais da sociedade contemporânea que mais têm impacto sobre a educação são, pois, maior complexidade, mais tecnologia, compreensão das relações de espaço e tempo, trabalho mais responsabilizado, mais precário, com maior mobilidade, exigindo um trabalhador multicompetente, multiqualificado capaz de gerir situações de grupo, de se adaptar a situações novas, sempre pronto a aprender. Em suma, um trabalhador mais informado e mais autônomo.
Por suas características intrínsecas, por sua própria natureza, a EAD, mais do que as instituições convencionais de ensino superior, poderá contribuir para a formação inicial e continuada destes estudantes mais autônomos, já que a auto-aprendizagem é um dos fatores básicos de sua realização.
Por aprendizagem autônoma entende-se um processo de ensino e aprendizagem centrado no aprendente, cujas experiências são aproveitadas como recurso, e no qual o professor deve assumir-se como recurso do aprendente, considerando como um ser autônomo, gestor de seu processo de aprendizagem, capaz de autodirigir a auto-regular esta processo.
Os sistemas educacionais terão que enfrentar as novas demandas daí decorrentes, e então será essencial conhecer as expectativas e necessidades dos estudantes e conceber cursos, estratégias