Estudante
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
A Revolução Industrial foi um marco sumamente importante para o desenvolvimento das técnicas utilizadas em O. S. M. nos dias atuais. O exercício da função de O. S. M., em sistemas de escritórios, desenvolveu-se mais intensamente após a 2ª Grande Guerra, uma vez que as empresas atentaram para a importância das atividades-fim para que estas atingissem seus objetivos. Assim, define-se O. S. M. como sendo uma função mista das funções de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos e de operações de uma instituição, assim como na determinação de seus planos, principalmente na definição dos procedimentos das rotinas ou dos métodos. O principal fator que concorreu para o processo de especialização de O. S. M. foi o aumento da complexidade dos problemas administrativos nas diversas empresas, notadamente nas de médio e grande porte. A criação de um órgão especializado em O. S. M. depende de uma série de fatores, todos ligados à preocupação que a cúpula da empresa deve ter sempre em mente, ou seja, redução de custos e aumento de eficiência.
O PROFISSIONAL DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
O profissional que milita na área de O. S. M. é um especialista cuja habilitação é requerida, no Brasil, pela Lei 4769 de 9 de Setembro de 1965 e por ser Regulamento, Decreto nº 61.934, de 22 de Dezembro de 1967. Esta lei criou a profissão liberal de TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO, e definia seu campo de ação através de seu art. 2º :
"A atividade profissional de Técnico de Administração será exercida como profissão liberal, mediante:
a. pareceres, relatórios, planos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária e direção superior;
b. pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos no campo da administração, tais como: administração e seleção de pessoal, ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS, orçamentos,