Estudante
-------------------------------------------------
A Escola Neoclássica
Introdução
A Escola Neoclássica contribuiu com um novo entendimento da utilidade de um bem e sua escassez. Também abordava a Microeconomia, que era amparada pelas ciências exatas e visava o equilíbrio da economia.
Economia neoclássica é a expressão utilizada para designar as correntes do pensamento econômico que estudam a formação dos preços, a produção e a distribuição da renda através do mecanismo de oferta e demanda dos mercados. Trabalha com a maxização da utilidade em função da renda. Aborda a racionalidade como base e seu método de análise é a otimização com restrições.
Escolas: Walrasiana
Também conhecida como Escola Matemática, é uma vertente do pensamento econômico neoclássicao, desenvolvida em torno das ideias do francês Léon Walras e do italiano Vilfredo Pareto. A característica central da Escola foi o seu desenvolvimento da Teoria do Equilíbrio Geral.
A Teoria do Equilíbrio Geral tenta dar uma explicação global do comportamento da produção, o consumo e a formação de preços em uma economia com um ou vários mercados. Os modelos gerais do equilíbrio costumam incluir diversos mercados de bens.
Em um sistema de mercado, desde o preço até o interesse estão relacionados. O equilíbrio geral walrasiano refere-se à noção de equilíbrio na qual há igualdade entre oferta agregada e demanda agregada nos mercados de bens e de fatores. Esse equilíbrio é garantido por um vetor de preços responsável pela igualdade.
Austríaca
A Escola Austríaca é uma escola de pensamento econômico que enfatiza o poder de organização espontânea do mecanismo de preços. Defendem a aplicação rigorosa dos acordos contratuais voluntários entre os agentes econômicos e a menor intervenção possível do governo. Aborda o conceito filosófico de individualismo com visão racionalista da economia. Para eles, pela complexidade e infinitos fatores que influenciam as