Estudante
1- Introdução
A necessidade de atender a demanda alimentícia de uma população cada vez maior sem degradar o meio ambiente. Esse é um dos grandes desafios da agricultura atualmente.
2- O que é adubação verde?
É o plantio de culturas diferentes a aquelas de interesse em épocas de plantio alternado ou até mesmo na mesma época em linhas intercaladas. Essas culturas secundarias poderão ser incorporadas ou mantidas como cobertura do solo.
Objetivos
• • • • • Manutenção da biota do solo. Melhorar a fixação de nitrogênio. Evitar a erosão. Controle da temperatura. Melhorar a entrada de água e ar no solo.
Ainda ao final de um certo período, as plantas poderão ser roçadas fazendo com que seus nutrientes sejam incorporados novamente no solo, melhorando sua fertilidade.
3-Escolha da espécie a ser cultivada
A escolha da espécie de adubo verde a ser introduzida no sistema é de suma importância, uma vez que cada uma apresenta características próprias que devem ser consideradas, objetivando, assim, melhor aproveitamento da prática. A espécie a ser introduzida deve, primeiramente, ser capaz de melhorar os fatores limitantes à produtividade, atendendo, em segundo plano, a objetivos secundários mais amplos, como a melhoria de todo o sistema.
A fertilidade do solo
A fertilidade do solo é fundamental para a escolha da espécie do adubo verde, uma vez que a produção de massa verde vai depender do adequado suprimento de nutrientes pelo solo.
As espécies diferenciam-se muito em relação à tolerância e à baixa fertilidade do solo. A escolha de espécie inadequada certamente comprometerá o seu rendimento.
Concorrencia entre especies
Outra preocupação é com a possível concorrência do adubo verde com as espécies econômicas que normalmente cultiva. Em pomares, por exemplo, devem-se evitar adubos verdes de crescimento indeterminado, devendo a escolha recair em espécie capaz de formar colchão vegetativo nas entrelinhas e, assim, protegê-lo da erosão,