Estudante
Ao descrever o filme “Como estrelas na terra”, podemos identificar a realidade que muitas instituições enfrentam. Pode-se observar a falta de preparo dos profissionais da primeira instituição, onde, não conseguiram identificar, que o aluno...a criança de 9 anos de idade, possuía dificuldades de leitura e escrita, e que o problema do mesmo era maior que indisciplina. O ambiente escolar era rígido e inflexível, os profissionais não tinham muito contato com as crianças, e estas, não tinham liberdade para questionar. Em se tratando de ambiente, as salas eram grandes, e bem iluminadas; com corredores longos, onde frequentemente o aluno tido como indisciplinado era convidado a ficar no corredor.
A forma de comunicação da instituição, com os pais, era ultrapassada, e com falhas, visto que para as crianças saírem da instituição era necessário apenas uma autorização de forma escrita no caderno do aluno. O não aprendizado do aluno era tido como apenas incompetência e indisciplina do mesmo, essas questões não eram discutidas entre uma equipe pedagógica, e repassada aos pais de forma a orienta-los...tudo era simplesmente colocado aos pais, junto com a criança, sem levar em consideração aquilo que ela sentia.
A solução dos pais com relação ao filho foi de lhe enviar para um colégio interno, e o colégio interno, até então era visto como uma punição.
Nessa segunda instituição, ao qual se passa a maior parte do filme, observa-se, que o ambiente é mais frio, não há muito contato dos professores com as crianças, as crianças são castigadas com palmatória, a forma de ensino é totalmente imposta e grosseiramente exposto um mundo completamente competitivo. As salas eram amplamente grandes, tanto as salas, como os corredores, todo o ambiente em si, exceto os quartos dos alunos, que eram agrupadas varias crianças num espaço pequeno. Observou-se que alguns ambientes eram escuros, e as crianças ficavam muito solitárias.
Após a entrada do novo professor