Estudante
INTRODUÇÃO À medida que crescem, as crianças se deparam com fenômenos, fatos e objetos do mundo; perguntam, reúnem informações, organizam explicações e arriscam respostas; ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a natureza e a cultura.
As crianças adquirem conhecimentos sobre a vida social participando de diversas práticas sociais, dentro e fora da instituição (escola).
A família, os parentes e os amigos, a instituição, a igreja, o posto de saúde, a venda, a rua, entre outros influenciam na construção do conhecimento social.
Na instituição de Educação Infantil, com o auxilio de um bom professor, a criança poderá ampliar as experiências que vivencia, estabelecendo novas formas de relação e de contato com diferentes costumes, culturas e hábitos.
O professor tem um papel socializador e precisa desenvolver a identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
Ao mesmo tempo em que compreendem a lógica da vida em sociedade, as crianças precisam conhecer diferentes tradições e aspectos da cultura. Depois dos 3 anos, as brincadeiras de imitação dos fazeres adultos são bastante significativas e precisam ser estimuladas na rotina da pré-escola. Explore esses momentos para trabalhar temas relacionados a manifestações culturais - no "baú de fantasias" da turma inclua trajes de diferentes épocas e lugares, ou organize cantinhos das nações (gregos, brasileiros, africanos etc.) na sala de atividades, por exemplo.
Nessa etapa da Educação Infantil, orientar atividades de pesquisa sobre as diferentes culturas também é muito importante. Você pode coordenar rodas de leitura, elaborar jogos, acompanhar as crianças em pesquisas no computador e em entrevistas com adultos e outras crianças de