Estudante
É o sistema formado por componentes que trabalhando em conjunto, transmitem toda a potência gerada pelo motor até as rodas. Podemos dividí-lo em duas partes: Motor e Transmissão.
Motor
Engloba não somente o motor, mas também todo o sistema responsável pelo seu funcionamento: Admissão, Exaustão, Arrefecimento, Tanque e sistema de injeção de combustível. No projeto FórmulaUFPB, utiliza-se um motor Honda 4 tempos de 600 cm³ com 120 Cavalos de potência a 13.500 rpm e torque máximo de 6,73 kgf.m a 11.250 rpm
Admissão: Sistema responsável por filtrar e pressurizar todo o ar que será direcionado a câmara de combustão para que ocorra a mistura do mesmo com o combustível, é constituído por:
Filtro de ar: responsável por reter as impurezas do ar antes que ele seja admitido pelo motor.
Corpo de aceleração: responsável pelo controle da entrada de ar, é nele que se encontram os mecanismos que regulam a aceleração do motor, e o sensor TPS (Throttle Position Sensor).
Restritor de ar: componente de utilização obrigatória responsável pela restrição da passagem de ar para o motor com a finalidade de limitar a sua capacidade de potência, sua utilização é imposta pela SAE ( ler regra IC1.6).
Plenum: é uma espécie de caixa onde se encontram os dutos do coletor de admissão, sua função é armazenar o ar antes que ele entre no motor fazendo com que a velocidade do ar seja mais constante sem afetar a velocidade máxima de fluxo.
Sistema de injeção: É o sistema responsável pela injeção de combustível no motor, composto por bomba de combustível, mangueiras de combustível, flauta e bicos injetores.
Exaustão: Sistema responsável pela expulsão dos gases provenientes da queima da mistura ar/combustível que ocorre dentro do motor, embora pareça ser um sistema simples, o desenvolvimento do escapamento requer do projetista um bom conhecimento sobre o assunto, já que a expulsão dos gases é tão importante para definir a potência do motor quanto o sistema de admissão.