Estudante
1. Apresente o conceito de impulsividade.
A impulsividade é descrita como uma característica do comportamento marcada por reações rápidas e não planejadas, em que a avaliação das consequências não é realizada, ou o é apenas de forma parcial, focando-se preferencialmente em aspectos imediatos em detrimento das consequências a longo prazo. A impulsividade também pode ser compreendida como um fenômeno dinâmico, um desequilíbrio entre as funções propelentes e inibitórias do comportamento. A impulsividade é classicamente descrita como um componente ou traço do temperamento, um componente hereditário e temporalmente estável da personalidade, mas também pode ser um fenômeno adquirido por lesão do sistema nervoso central.
2. Diferencie impulso, instinto e ato voluntário.
Impulso significa o conjunto de comportamentos dirigidos para um determinado fim. Por exemplo, o impulso da fome conduz à procura de alimento; o impulso da agressão à proteção; o impulso sexual leva a um comportamento dirigido para o ato sexual; Os instintos são conjunto de funções que estimulam todo o contato do indivíduo com a realidade externa, e basicamente mantêm a sobrevivência individual e da espécie. Os instintos correspondem ao correlato subjetivo das funções fisiológicas básicas, das quais depende a sobrevivência física do indivíduo; Pode-se dizer que um ato é voluntário quando é intencional, previsível, consciente tem uma determinada finalidade. Assim sendo, a atividade voluntária comporta uma série de processos psíquicos conscientes.
3. Como Freud diferencia instinto de impulso?
Freud acreditava que os instintos são impulsos primários e os outros impulsos são elaborações dos primeiros organizadas ao longo do desenvolvimento psíquico.
4. Conforme Freud, quais são os componentes da resposta instintiva?
A pressão, a finalidade, o objeto e a fonte. A pressão diz respeito a essência do instinto que é representada pela sua energia; A finalidade