Estudante
Sistemas certificáveis de gestão ambiental e da qualidade: práticas para integração em empresas do setor moveleiro
Paulo Fernando Fuzer Graela,*, Otávio José de Oliveirab a, *paulograel@conectcor.com.br, UNESP, Brasil b otavio@feb.unesp.br, UNESP, Brasil
Resumo
O principal objetivo deste artigo é propor, a partir do referencial teórico e de um estudo de caso em uma empresa moveleira, práticas para integração de sistemas certificáveis de gestão ambiental e da qualidade. A coleta de dados do estudo de caso se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com o responsável direto pelos dois sistemas e com alguns colaboradores-chave do nível operacional, além de análise documental e de visitas in loco. Ao final deste artigo, são propostas práticas para integração desses sistemas, relacionadas aos seguintes elementos: alta administração; apoio administrativo, financeiro e pessoal; serviço de consultoria; coordenação do programa de integração; interface entre os sistemas; capacitação técnico-gerencial; sistema de liderança, prospecção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores; sistema de informação; indicadores; comunicação com o cliente, e integração contínua.
Palavras-chave
Integração de sistemas de gestão. Sistemas certificáveis. Gestão da qualidade. Gestão ambiental.
1. Introdução
Diante das profundas mudanças na conjuntura econômica, as empresas vêm sendo pressionadas a alterar seus sistemas internos de gestão e, consequentemente, seus processos de produção no sentido de reduzir custos e adequar seus produtos às condições e necessidades do mercado.
É neste cenário que os sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental têm sido cada vez mais objeto da atenção dos gestores, que os têm adotado como forma de gerar vantagem em relação à concorrência.
Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ), a partir da identificação das reais necessidades