Estudante
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e em geral, menos denso que a agua e com cor variando entre o negro e o castanho escuro.
Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje se tem como certa sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.
Admite-se que esta origem esteja ligada a decomposição dos seres que compõem o plâncton – organismos em suspensão nas aguas doces ou salgadas, tais como protozoários, celenterados e outros – causados pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.
Estes decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e lagos, sendo pressionados pelo movimento da costa-terrestre e transformaram-se na substancia oleosa que é o petróleo.
Ao contrario do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado – a rocha matriz – mas se desloca até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.
Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formada por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma “lagos”. Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e agua nas mais baixas.
Fonte: http://www.dep.fem.unicamp.br/drupal/?q=node/27
Acessado: Dia 26/10/2014 ás 00:42
A história do petróleo
A utilização do petróleo vem de épocas bem remotas. Não se sabe ao certo quando essa matéria prima despertou atenção do homem. O petróleo era conhecido por diversos nomes, entre eles: betume, azeite, asfalto, lama, óleo de rocha.
Referencias esparsa da fase pré-histórica levam a crer que o petróleo é conhecido do homem há quatro mil anos A.C. foi descrito por Plínio em sua história natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V A.C, Nabucodonosor usou betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da babilônia.
Segundo