estudante
- Título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura – UNESCO em 2012, onde a maioria das paisagens e bens se localizam na Zona Sul. o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara.
Os bens cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo. (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTISTICO NACIONAL, 2012)
- Implantação de Unidades de Polícia Pacificadora nas Favelas do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, e nos Morros do Tabajaras e Cabritos.
A maioria das UPPs foram implantadas na Zona Sul, e mesmo que em algumas como no morro do tabajaras e cabritos os registros de ocorrências tenham reduzido logo após sua implantação, mas começaram a aumentar novamente segundo análise dos registros de ocorrência da 12° e 13° Delegacia de Polícia, também serve como um dos fatores para o aumento da valorização do solo. Por ser uma “promessa” de maior segurança.
- Aumento do traçado do metrô com a implantação da linha 4 que ligará Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico.
- Escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. E acontecimento da copa do mundo de 2014 no Brasil.
Investimento em infraestrutura por capital, em milhões – Fonte: Ernst & Young, 2010.
As promessas de melhorias mesmo que ainda não efetuadas, servem como um fator para a valorização do solo.
-Ação dos especuladores: comprar um imóvel a um valor mais barato para vendê-lo posteriormente a um valor superior.
- Procura por apartamentos menores.
-Zona Sul tem maiores valores por m² tanto para venda quanto para locação.
Variação dos valores das ofertas de vendas e de aluguel desde janeiro de 2008.
“(...) A verificação da baixa rentabilidade do mercado de locação de imóveis em comparação ao de vendas, também