estudante
1. O que leva Martinho Lutero a se tornar um sacerdote da Ordem de Santo Agostinho?
2. Encarregado de ir à Roma levar uma petição do seu mosteiro, o que Lutero viu na cidade sagrada? Descreva. Como ele reagiu diante do que viu?
3. O que Lutero foi fazer em Wittenberg? Chegando lá, como foi sua recepção?
4. Qual é o debate que se dá entre Lutero e seu professor a respeito de uma decisão do 5º Concílio de Latrão que confirmou uma afirmação de São Cipriano: “fora da Santa Igreja Romana não existe salvação”?
5. No filme, qual é a opinião de Lutero em relação a Deus, em relação a Jesus Cristo e em relação ao demônio? Prestar atenção nas cenas em que Lutero ainda está no mosteiro e quando prega na Igreja em Wittenberg.
6. Quando dá aulas de teologia, quais os argumentos de Lutero em relação às Relíquias Sagradas?
7. Palavras de Lutero sobre as indulgências: “é só um papel. Essas palavras significam nada, precisa depositar sua fé no amor de Deus”. Qual é o fundamento doutrinário do luteranismo presente no argumento acima? Explique-o.
8. “Dinheiro alemão para a Igreja alemã”. Esse argumento justifica qual razão para a Reforma Protestante?
9. “O tempo todo existe Cristo. Ele está aqui, em cada canto, em cada hora do dia. Ele não está nos ossos dos santos, mas aqui no seu amor pelo próximo, em seu amor mútuo, nos sacramentos e na santa palavra de Deus. Se nós divulgarmos a palavra pela fé, com amor e servindo-nos uns aos outros não há porque temer o julgamento dos homens”. A que tipo de amor se refere o fragmento acima?
10. De um lado, a Igreja Católica queimava as obras de Lutero e de outro Lutero queimava as bulas papais. O fogo para eliminar as divergências ideológicas impressas. Qual foi o papel da imprensa no contexto da Reforma Protestante?
11. Os cardeais vestidos de vermelho e os padres comuns de preto. Qual o sentido das cores na Igreja Católica?