Estudante
A história de nós dois foi produzido em 1999, nos EUA, com direção de Rob Reiner. Os personagens principais protagonizados por Bruce Willis e Michelle Pfeiffer, categorizado como romance, aborda os problemas de um casal comum, discute a relação de Ben (Bruce Willis) e Katie (Michelle Pfeiffer).
Ben e Katie estão casados há 15 anos e têm dois filhos Josh (Jake Sandvig), de 12 anos, e Erin (Colleen Rennison) de 10. Para os filhos e amigos, o casal representa um casamento feliz. Porém, por volta de três anos ambos buscam terapeutas de diferentes abordagens, a fim de encontrar na relação aspectos emocionais e individuais, que parecem ter perdido ao longo do casamento. O filme ocorre durante o período de férias de verão dos filhos, Josh e Erin, que costumavam ir, anualmente, para um acampamento de verão.
Neste momento o casal resolve se separar, apesar de Ben não concordar plenamente com a separação. Separados, tentam recomeçar sua vida. Katie permanece na residência da família, e aproxima-se do dentista da família, pai de um colega das crianças que também frequenta o acampamento.
Durante esses três meses, cada um, Ben e Katie, aproveita o período para avaliar o casamento. Refletem sobre o relacionamento, relembram as situações que passaram juntos algumas tristes, outras engraçadas e tentam encontrar algum motivo para uma reaproximação. Ao final desse período de três meses e com o retorno dos filhos, o casal percebe que construíram uma história juntos e decidem permanecer casados. O casal se dá conta que uma história entre casais é construída ao longo do tempo, com altos e baixos.
Segundo a teoria do Ciclo Vital da Família, estruturado por Cerveny, em 1997, a família central do filme está vivenciando o período em que foi denominado Fase da Adolescência, que se relaciona a entrada dos filhos no período de adolescência, marcada por profundas transformações pessoais e relacionais, em que os filhos estão em transição para a fase adulta e os