estudante
2) Faça um resumo em 20 linhas explicando a lógica do pensamento de Marx no livro.
Marx e Engels alalisam as várias formas de opressão social durante os séculos e situa a burguesia moderna como nova classe opressora. A liberdade econômica extremamente competitiva causa o detrimento das relações pessoais e sociais. O operariado, tomando consciência de sua situação, tende a se organizar e lutar contra a opressão, e ao tomar conhecimento do contexto social e histórico onde está inserido, especifica seu objetivo de luta. O Manifesto Comunista faz uma dura crítica ao modo de produção capitalista e à forma como a sociedade se estruturou através dele. Busca organizar o proletariado como classe social capaz de reverter sua precária situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista, assim como define o objetivo e os princípios do socialismo científico. Destaca que o comunismo não priva do poder de apropriação dos produtos sociais; apenas elimina o poder de subjugar o trabalho alheio por meio dessa apropriação. Com o desenvolvimento do socialismo a divisão em classes sociais desapareceria e o poder público perderia seu caráter opressor, enfim seria instaurada uma sociedade comunista. No último capítulo fecha com as principais ideias do Manifesto, com destaque na questão da propriedade privada e motivando a união entre os operários. Acentua a união transnacional, em detrimento do nascimento esbanjado pelas nações, como manifestado na célebre frase: “Proletários de todos os países, uni-vos”.
3) O filme “Da Servidão Moderna” compara os escravos da antiguidade e os servos da idade média com os escravos modernos. De acordo com a teoria de Karl Marx tal comparação é verdadeira? Justifique sua resposta.
A comparação que o filme "Da Servidão Moderna" faz entre escravos da antiguidade e os servos da idade média com os escravos modernos é verdadeira, pois tanto em um ponto da história quanto no outro, mesmo