estudante
AULA 6
Extração e separação com solventes
Objetivos: Introdução às técnicas de isolamento e purificação de compostos orgânicos, especificamente a técnica de extração com solventes.
Como a recristalização e a destilação, a extração é uma técnica de separação frequentemente utilizada no laboratório para isolar um ou mais componentes de uma mistura. A extração com solvente consiste na remoção de um composto orgânico de uma solução por agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel, e que seja imiscível com o líquido que contém a substância. Duas fases, então, são formadas, e a fase que tem o produto desejado pode ser separada. Muitas vezes, nem todo o produto é extraído em uma única operação e o processo deve ser repetido uma ou duas vezes mais para obter-se uma separação com maior rendimento.
Procedimento experimental:
Em um copo de beaker, adicione aproximadamente 0.4 g da mistura de compostos orgânicos (naftaleno + etileno glicol + ácido benzóico + anilina) e volumes iguais (50 mL) de éter dietílico e solução de NaOH (0.1 N). Agite com bastão até solubilização dos compostos, e transfira a mistura de duas fases para um funil de separação*. Agite, liberando a pressão corretamente**, e após seguidas repetições, deixe o funil em repouso para completa separação de fases. Separe as fases e siga desta forma o esquema de extração com solventes em sua segunda etapa com as fases orgânica e aquosa conforme o diagrama fornecido. Após a separação das quatro fases realize os seguintes testes:
Fase A - Teste para álcoois (este teste pode ser repetido para as outras fases também). Fase B - Evapore o solvente à aproximadamente 1 mL com leve aquecimento em capela (na ausência de chama, pois a solução é de éter dietílico. Atenção, não leve o sólido
Laboratório de Química Orgânica I – SQF0326 15
a secura por aquecimento). Determine o ponto de fusão e o espectro de