estudante
O 2º parágrafo nos mostra que a relação entre sociedade e língua não é mera casualidade. Por quê?
O que Henri Lefèbre quis dizer ao enunciar que “niágaras de mensagens caem sobre pessoas mais ou menos interessadas e contagiadas”, no 3º parágrafo?
A língua, sendo “suporte de uma dinâmica social” (4º parágrafo) tem uma abrangência que vai além de nossas expectativas. Em que níveis isso acontece?
LINGUAGEM: é a representação do pensamento humano através de sinais que garantem a comunicação e a interação entre as pessoas.
LÍNGUA: é um código formado por palavras e combinações de leis por meio do qual as pessoas se comunicam entre si.
FALA: é a ação ou a faculdade de utilização da língua. A oposição língua X fala separa o social do individual.
DISCURSO: é a utilização individual da língua. Assim sendo, como a cada um é dado um modo próprio de se expressar, essa marca própria, recebe o nome de estilo. Linguagem verbal (que utiliza a língua oral ou escrita).
Linguagem não verbal (faz uso de qualquer código que não seja a palavra – sinais, símbolos, cores, gestos, expressões fisionômicas, sons, etc.).
Gestão Ambiental
O CONCEITO DE ECOLOGIA
Segundo Odum (1988), a palavra ecologia deriva do grego oikos, com o sentido de “casa” e logos, que tem o significado de “estudo”. Ecologia, então, significa o estudo do “ambiente da casa” com todos os organismos contidos nela e todos os processos funcionais que a tornam habitável. Assim, é a ciência que estuda as relações que ocorrem entre os seres vivos e deles com o ambiente onde vivem. Como também a influência que um exerce sobre o outro. Do conhecimento que temos sobre o lugar onde vivemos depende a nossa sobrevivência.
DEFINIÇÕES DE ECOSSISTEMA E MEIO AMBIENTE
Ecossistema
É o sistema composto por dois fatores: os bióticos, que são os seres vivos e os abióticos, que são os elementos sem vida, que compõem os ambientes