estudante
Ao ser lançado na atmosfera, o gás carbônico é rapidamente absorvido pelas plantas e outros seres que o utilizam para a fotossíntese.
Assim a concentração de gás carbônico na atmosfera permanece sempre pequena, devido à atividade desses seres chamados fotossintetizantes.
O gás carbônico também possui aplicações variadas. Extintores de incêndio, gelo seco, refrigerantes e até mesmo água mineral (gasosa) são exemplos de produtos em que o gás carbônico é utilizado.
Gases nobres
Gases nobres é o nome e um grupo e seis gases presentes em pequenas quantidades na atmosfera. São eles: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.
Assim como o nitrogênio, os gases nobres são inertes, ou seja, não se transformam nem se combinam com outras substâncias.
Vapor e água
Em regiões próximas a rios e lagos, assim como no litoral, o ar é, geralmente, muito mais úmido. Isto acontece porque, com o calor do sol, a água liquida evapora e se junta à atmosfera.
O vapor de água atmosférico é encontrado principalmente próximo ao solo: cerca de 75% do total de umidade da atmosfera esta abaixo e 4 mil metros de altitude.
Nas altitudes mais elevadas, o ar é mais frio. Nessas condições, o vapor de água se condensa, formando gotículas e originando as nuvens.
Material particulado presente no ar
Na atmosfera, além de gases e vapor e água, há uma grande variedade de outros materiais sólidos, chama o material particulado.
Material particulado é todo sólido, geralmente microscópico e muito leve, que fica em suspensão no ar, tal como poeira, pedaços de madeira ou de fibras e até microrganismos.
Inversão térmica
É um fenômeno meteorológico que pode causar o acúmulo de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera. Ocorre quando uma camada fria fica presa sob outra mais quente, dificultando a dispersão do material particulado.
As camadas da atmosfera
Os gases que compõem a atmosfera terrestre apresentam pouca variação em uma mesma altitude. Por exemplo, ao