Estudante
Apucarana – Paraná
2013
INSALUBRIDADE
Trabalho apresentado como requisito para a conclusão do Curso de Técnico em
Segurança
– EFMP
Professor Orientador:
Apucarana – Paraná
2013
1- INTRODUÇÃO
Meu estágio foi realizado na empresa ......... Consultoria em Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, lá tive contado com várias empresas de Arapongas e região e a questão das condições ambientais das empresas foi o que mais me chamou a atenção.
Em pesquisa informal, vemos que grande parte das empresas de nossa região paga insalubre para seus empregados e pouco se importam com as condições ambientais da empresa, isso é lamentável. Por sua vez os funcionários recebem esse adicional e ficam felizes pelo “ganho extra” no final do mês.
Mas afinal o que é insalubridade? O dicionário Michaelis online define insalubridade como "caráter ou qualidade de insalubre", ou seja, que não é saudável.
Logo deduzimos que a insalubridade é algo que pode causar consequências indesejáveis a nossa saúde.
Entendendo esse conceito percebemos que quem paga e quem recebe o adicional de insalubridade de certa forma assume um contrato trabalhista de compra e venda da saúde na medida em que o empresário, comprador, admite que ele não tem controle dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho e se torna responsável pelas doenças ocupacionais. O vendedor, trabalhador, concorda em ficar doente ao longo do tempo, tendo como recompensa uma especie de indenização, a insalubridade.
Isso é tão verdade que o Artigo 194 da CLT afirma que "o direito do empregado ao adicional de insalubridade cessará com a eliminação do risco à saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho".
Ao longo deste trabalho vamos entender melhor o conceito de insalubridade, através de gráficos e planilhas, vamos mostrar que a eliminação