Estudante
2) A África Central é uma área que sofre com a guerra civil, principalmente na área de República do Congo. Com a guerra, a economia entra em crise. Mas há alguns anos, foram descobertas reservas de petróleo que ajudam no desenvolvimento econômico.
A África Oriental faz parte de um grupo chamado COMESA (,COmmon Market for Eastern and Southern Afric), que tem como principal objetivo a integração do livre comércio e a prosperidade econômica desta região.
A África Ocidental é a área que tem mais diversidade econômica, que vai desde a produção têxtil a produção industrial, porém alguns países desta área são muito pobres e tem o menor PIB e IDH do mundo.
3) As rotas do comércio transaarino apresentavam inúmeras dificuldades: terreno acidentado, áreas montanhosas e alagadiças, grandes extensões de deserto. Para percorrê-las, era necessário utilizar animais adaptados a vários tipos de terreno e clima. Para que se pudessem enfrentar estes tipos de obstáculos, era necessário que se tivesse um meio de transporte que fosse resistente. Houve uma grande mudança no comércio nos primeiros séculos da era crista, quando foi adotado o camelo como meio de transporte. Isso se deu, porque os camelos puderam se movimentar em grandes grupos, não apenas através do Saara, mas também em direção ao sul. Então, o domínio de uma sofisticada tecnologia de pesca e navegação possibilitou a formação de várias sociedades próximas à costa do Atlântico, onde hoje se localizam países como Angola, Namíbia, Botsuana e África do Sul.
4) A África tem vários recursos naturais como minérios, madeira e petróleo, mas o comércio com o resto do