Estudante
1. INTRODUÇÃO 04
2. SURGIMENTO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 05
3. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO BRASIL. 06
4 ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO 07
5. CONCLUSÃO 08
6. REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção e peca fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.
2 SURGIMENTO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Engenharia, como a maioria das profissões existentes hoje, surgiu para atender as necessidades humanas, obtendo uma grande importância na solução de problemas como construção de canais, pontes, casas, além de fortificações. Mas só com a evolução dos conhecimentos científicos foi que a Engenharia pôde evoluir plenamente chegando ao patamar que se encontra hoje.
No final do século XIX ocorreu a Revolução Industrial que contribuiu com o florescimento da Engenharia de Produção. Mas só no século subsequente os Engenheiros de Produção passaram exercer papel fundamental no processo produtivo. Com o aparecimento das primeiras fábricas surgiu à necessidade da organização da linha de produção. Assim desperta a Engenharia de Produção que advém da Engenharia Mecânica e fundamentou-se na indústria metalo-mecânica. Primeiramente ela ficou conhecida como Engenharia Industrial, com o aparecimento da produção em série difundida por