estudante
RESUMO SOBRE A CIDADE
Localizado próximo as principais rodovias de integração estadual e federal, com acesso ao porto seco de Anápolis e ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, o município de Senador Canedo ficou por um tempo com a economia paralisada. Mas nos últimos anos este cenário mudou, a cidade passou por um boom de crescimento nunca visto antes, se tornando destaque nacional no setor petrolífero.
A história da pequena esplanada, hoje município de Senador Canedo está ligada à construção da estrada de ferro da rede federal na década de 30, época também marcada pela vinda das primeiras famílias de trabalhadores oriundas dos estados de minas gerais e Bahia. E foi aqui em torno da estação que se desenvolveram os primeiros estabelecimentos comerciais.
A emancipação do então povoado de esplanada ocorreu em 1988, época em que o município passou a denominar-se Senador Canedo. Mas a instalação foi efetivada só em 1989. Logo o vilarejo cresceu e os imigrantes sentiram a necessidade de desenvolverem outra atividade que gerasse lucro. Então a agropecuária foi adotada e assim surgiu a primeira fonte de renda para o povoado, que perdurou por longos anos. Mas em meados da década de 90, a cooperativa de carne que era responsável pela geração de empregos e lucratividade do município, decretou falência, então Senador Canedo passou por um período de estagnação financeira. É aí que se deu inicio a uma nova fase na economia da cidade.
Com o pólo petroquímico o sol voltou a brilhar para a população de Senador Canedo (os senadorenses), e novos horizontes se abriram para o município, fazendo a economia crescer e gerar grandes investimentos na região.
Assim como nos municípios de Bela Vista e Silvânia, foi a estrada de ferro que fez com que Senador Canedo desse os primeiros passos rumo ao progresso. Mas como vimos foi só com a vinda do polo petroquímico que a região realmente ganhou status econômico no estado
O polo petroquímico e as distribuidoras