estudante
Jabez em Hebraico é Ya‘bets, provavelmente significa afligir, daí Jabez pode significar, aflição,pesar, doloroso.
Este nome Jabez (Doloroso, aflição ou Pesar) podemos deduzir que lhe causava grande rejeição, pois pelo próprio nome seria sempre visto como aquele que quase teria matado a mãe ao nascer
A oração de Jabez é um exemplo, à semelhança da oração do Rei Salomão, as orações de Jesus, que ensina como orar com fé e dependendo totalmente do Deus de Israel, o Deus Todo-Poderoso.
Infelizmente, as trevas têm lançado esta oração, no meio da Igreja, como um "mantra", ou seja, como se tivesse, em si mesma, poderes para o sucesso.
Jabez tornou-se ilustre por ter feito a oração certa, de forma correta e dirigida ao único Deus. Deus deu-lhe a vitória contra a maldição do complexo de rejeição, da incompetência, do desprezo e foi bem sucedido.
01. Jabez invocou o Deus de Israel
Gritou por socorro, chamou o Deus de Israel como única fonte de poder para solucionar os problemas da sua vida. Invocar o Deus de Israel foi uma atitude de dependência e humildade, em plena confiança de que somente Ele poderia tirá-lo da derrota e torná-lo ilustre.
02. Oh! Tomara que me abençoes
Tomara, em hebraico, é uma partícula condicional reportando-se a situações que dependem exclusivamente da interferência sobrenatural de Deus.
Jabez está dizendo oh, Deus! Se me abençoares, a minha sorte mudará, deixarei de ser lembrança de dores e serei ilustre cidadão do Reino, serei uma benção por onde passar.
Vemos que Jabez é um sonhador que sonha os sonhos de Deus, não determina as benções, apenas diz: se me abençoares!
O tamanho da benção é proporcional ao tamanho da confiança que temos em Deus.
03. Se me alargares as fronteiras
Afinal de contas, seu universo era uma prisão de sofrimento infernal, pois seu nome era Senhor