estudante
Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão:
Densidade = massa / volume
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
Densidade relativa , ou gravidade específica,1 2 é a razão entre a densidade (massa de uma unidade de volume) de uma substância e a densidade de um dado material de referência. Gravidade específica geralmente significa uma densidade relativa com respeito à água. O termo densidade relativa é muitas vezes preferido no uso científico moderno. Se a densidade relativa de uma substância é menor do que um então ela é menos densa do que a referência, se for superior a 1 então ela é mais densa do que a referência. Se a densidade relativa é exatamente 1 então as densidades são iguais, isto é, volumes iguais das duas substâncias têm a mesma massa. Se o material de referência é a água, uma substância com uma densidade (ou gravidade específica) inferior a 1 vai flutuar. Por exemplo, um cubo de gelo, com uma densidade de cerca de 0,91, irá flutuar. Uma substância com uma densidade relativa maior que 1 afundará.
2 Objetivo
Determinar a densidade do granito através do procesimento citado
3 Materias e Equimamentos usados
Materias:
Pedra de granito
Água de torneira
Equipamentos:
Proveta graduada
4 Procedimentos
a)A pedra já veio pesada , com o valor 90,4 gramas
b)Encheu –se a proveta até o volume de 110 ml , com água de torneira
c)Colocou-se a pedra de granito no interior da proveta observando o deslocamento da água . Este se deu até o volume de 140 ml . O