Estudante
1- Teoria
Método dos Mínimos Quadrados
(coeficiente angular) (coeficiente linear)
Ponto
1
Linearização de Gráficos: é necessária quando os pontos não estão alinhados, para posteriormente empregar o método dos mínimos quadrados para descobrir a reta.
2- Polarização da Luz
a) Roteiro de Estudos:
Quando o ângulo entre a vibração dos campos elétrico e magnético é 90°, se trata de uma onda eletromagnética transversal, sendo ambos os campos perpendiculares à direção de propagação, definida pelo vetor c.
A onda eletromagnética transversal é polarizada (plano-polarizada) na direção y, o que significa que as vibrações do vetor campo elétrico são paralelas a essa direção em todos os pontos.
Lei de Malus: , sendo a intensidade transmitida, o valor máximo da intensidade transmitida (ou e é o ângulo entre as direções de polarização das placas polarizadoras e .
A luz linearmente polarizada pode ser decomposta em duas componentes: e , sendo que somente será transmitida .
A intensidade é proporcional ao quadrado da amplitude:
A razão entre a amplitude da onda transmitida ( e a amplitude da onda incidente é , portanto a razão entre suas intensidades é :
Um polarizador absorve as vibrações que compõem um raio de luz original, com exceção das vibrações que ocorrem numa determinada direção. Quando dois elementos polarizadores são colocados em sucessão em um feixe de luz não polarizada e seus eixos de transmissão são perpendiculares, nenhuma luz consegue atravessá-los.
Fenômenos que levam à obtenção de luz polarizada:
Polarização por absorção: Muitos cristais, quando cortados em formatos apropriados, absorvem e transmitem luz diferentemente dependendo da polarização da luz. O Polaróide contém longas cadeias de moléculas de hidrocarbonetos que são alinhadas quando a lâmina é esticada em uma direção durante a produção. Quando a luz